quinta-feira, 19 de junho de 2014

Castração é a solução



Não pode adotar? Ajude a CASTRAR. 

 Todos os animais do nosso Projeto Adoção São Francisco (Brasília-DF) são castrados, e, atualmente, inclusive os filhotes, pelo método de CASTRAÇÃO PRECOCE. 
"Secar gelo" e "Dar tiro no pé" é o que mais se vê por ai. Tem quem argumente "melhor doar sem castrar do que deixar na rua”, mas estas pessoas não entendem que um erro não justifica o outro e que as ruas estão cheias de "netos e bisnetos da adoção”.  ‘Agendar’ a castração para a ‘idade ideal’ também não funciona muito bem (atribulações do dia-a-dia, ‘pode ser semana que vem?’, falta de agenda na clínica,etc) e acaba virando uma bola de neve.  


Considerações apresentadas abaixo, sendo adepto da castração - precoce ou não precoce- qualquer protetor (a) pode esperar este tempo e fazer o trabalho completo e responsável.  Não adianta repassar essa responsabilidade ao adotante, ele não tem consciência do tamanho do problema, você sim. Não adianta ‘repassar’ um animal resgatado sem cuidados básicos, inclusive castração, isso não é proteção responsável.

::Além de combater a superpopulação desordenada de cães e gatos, a castração irá prevenir o animalzinho de alguma doença?
Sim, principalmente nas fêmeas. Na verdade a maioria de cães abandonados é proveniente do cruzamento realizados de cães que tem donos e os filhotes são jogados em qualquer lugar. Além disso, existem muitas doenças decorrentes da estimulação recorrente dos hormônios sexuais produzidos durante o cio. Fêmeas não castradas são mais predispostas a desenvolverem câncer de mama, câncer de útero e ovários e infecção uterina. Nos machos, a castração parece ter um efeito mais benéfico comportamental, mas também se previne a hiperplasia prostática, doença muito comum na idade senil.

::E sobre a castração precoce?
Além de prevenir doenças, outra vantagem em se castrar filhotes (Então com técnicas de castração menos invasiva e precoce já se consegue castrar animais com um pouco mais de dois meses) 
é fazer com que, após a adoção, não exista o risco destes animais se reproduzirem e agravarem a questão da superpopulação, pois a maioria dos tutores não está consciente do problema, e deixa seus animais se reproduzirem sem critérios


A superpopulação é um problema real e social. Que tal aumentar as suas ações e ajudar a controlar um problema REAL? Você pode, por exemplo, conversar e convencer amigos e familiares a castrar, adotar/resgatar, pode doar dinheiro para projetos de castração, ou se oferecer para financiar a castração dos animais de pessoas que tem dificuldade de pagar, sejam eles amigos, funcionários, vizinhos...

Não aplique injeção anticoncepcional (hormônio) em fêmeas, ela é totalmente contra-indicada. Se o fizer, você estará prejudicando a cadela, talvez condenando-a a uma morte sofrida e precoce. O único método de controle populacional indicado pela Organização Mundial da Saúde é a esterilização cirúrgica de fêmeas e machos caninos ou felinos.

PROCURE SEMPRE POR PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E COMPETENTES PARA REALIZAR UMA CIRURGIA DE CASTRAÇÃO. 

Quer entender mais sobre a CASTRAÇÃO PRECOCE? Alguns links com considerações bem interessantes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário